Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Geografia 2020-21

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O concurso de seleção ocorre anualmente sempre no segundo período letivo. Acesse o edital de seleção deste ano no link abaixo, publicado no boletim número 25, de 21 de junho de 2018, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leve a ficha de inscrição preenchida no momento da inscrição para agilizar seu atendimento.

Processo Seletivo 2020-2021

Regulamento e Normas

Regulamento
Regulamento PPGG 2017 (aprovado pelo CEPG em 11 de agosto de 2017)

Normas
Norma 1_2014
Norma 2_2014
Norma 3_2014
Norma 4_2014
Norma 5_2014
Norma 1_2017
Norma 2_2017
Norma 3_2017
Norma 1_2018

Concessão de Auxílio aos Estudantes e Professores
Normas para concessão de auxílio para Trabalho de Campo e Evento (Atenção: as passagens devem ser compradas em 1 ÚNICA PARCELA)

Calendário semestral:
Calendário 2020-1 e 2020-2

NOVO Calendário semestral:
Calendário 2020-1 e 2020-2

Grades das disciplinas de 2020-1 e 2020-2:
Obs.: Escolha a disciplina de acordo com o dia e horário da grade de disciplinas disponibilizadas nesta página.
Escolha a disciplina desconsiderando o dia e horário no SIGA.

Grade 2020-1  Atualizada em 12-02-2020

Importante: A disciplina, IGG 711 / IGG 854 Cartografia orientada a dados, não será mais ofertada.

Programa de disciplina:

RAÍZES HISTÓRICAS DAS IDEIAS SOBRE A NATUREZA / ESTUDOS ESPECIAIS EM RAÍZES HISTÓRICAS DAS IDEIAS SOBRE A NATUREZA.

CARTOGRAFIA ORIENTADA A DADOS

Grade 2020-2

Ementas

Formulários de Atos Acadêmicos

Alteração de Grau e Frequência (AGF)

Aluno Externo:

1-Entre em contato com o professor;
Link: http://english.geografia.ufrj.br/pos-graduacao/pessoal/  
2- autorizada a entrada como aluno externo de curso;
3- envie o formulário preenchido e assinado ao professor com uma declaração de matrícula ativa recente do seu curso;
Link: Formulário Inscrição em Disciplinas Aluno Externo;
4- o professor assina e encaminha o formulário e a declaração ao PPGG.
– Deverá apresentar uma declaração de matrícula ativa recente emitida pela secretaria no mestrado ou doutorado de sua Universidade;
– apresentar o Formulário Inscrição em Disciplinas Aluno Externo;
Obs.¹: no primeiro dia de aula solicitar a assinatura/anuência do professor da disciplina, e entregar na secretaria do PPGG-UFRJ os dois documentos citados.
Qualificação de Mestrado/Oral Doutorado
O aluno deverá solicitar por e-mail no mínimo 30 dias antes da qualificação a confecção da Ata, com as seguintes informações:
– Nome completo do aluno
– Nome completo de cada componente da banca devendo indicar o orientador;
-Título;
-Data/Hora.
O Prazo máximo da qualificação de mestrado/Oral Doutorado é até o dia anterior ao início das atividades do próximo período.suspenso
Avaliação na Ata por parecer
Composição da Banca de qualificação de mestrado/doutorado:
Os membros da Banca Examinadora, internos e externos, devem ter titulação de Doutor, comprovada.
1 Presidente da banca (Orientador);
2 professores:
internos ou externos.

Defesa
Formulário: Solicitação de Credenciamento de Banca Examinadora (Leia as orientações no formulário)
Obs.: Solicite o credenciamento no mínimo 30 dias antes da defesa.
Apresente no dia da defesa duas ou três folhas de aprovação editadas para que a banca assine. A folha de aprovação deverá constar na versão final em capa dura.
A folha de aprovação está disponível no manual para elaboração e normalização de Dissertação e Teses.
Os membros da Banca Examinadora, internos e externos, devem ter titulação de Doutor, comprovada, há no mínimo 3 (três) anos.
Composição da Banca de mestrado:
1 Presidente da banca (Orientador);
1 membro do PPGG (mínimo);
1 membro externo ou no máximo 2;
Suplentes:
1 suplente interno;
1 suplente externo.
Composição da Banca de Doutorado:
1 Presidente da banca (Orientador);
2 membros do PPGG (mínimo);
2 membros externos ou no máximo 3;
Suplentes:
1 suplente interno;
1 suplente externo.

Após a aprovação da Tese ou da Dissertação, o aluno terá o prazo máximo de 60 (sessenta) dias para realizar as correções solicitadas pela banca, e para entregar à Secretaria do Programa os exemplares da versão final, preparada de acordo com o manual para elaboração e normalização de Dissertações e Teses
Obs.: O aluno poderá solicitar ajuda de custo para a confecção da versão final em capa dura no prazo de 60 dias.
Manual SIBI/UFRJ de Teses e Dissertações
Formulário SIBI (autorização Base-Minerva)


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA HOMOLOGAÇÃO DE DIPLOMA

                              (EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA)

Todos os documentos infracitados devem ser apresentados com o original.
– 2 (duas) versões da Dissertação/ Tese em capa dura em versão final;
Link do manual para elaboração e normalização de Dissertações e Teses
Obs.: Na folha de aprovação deverá constar as assinaturas de todos os membros
– Envie por e-mail, no mínimo dois dias antes, a Dissertação/ Tese em versão final Digital (pdf.);
– 2 ( dois) formulários SIBI (disponível no site: www.sibi.ufrj.br);
– Nada consta (Emitido pela Biblioteca – Bloco i);
– Cópia da cédula de identidade (NÃO serve CNH, CREA etc.);
– Cópia do CPF;
– Cópia da certidão de Nascimento/ Casamento;
– Cópia do Diploma de Graduação;
– Cópia do Diploma de Mestrado (somente para o doutorado).