DoutoradoGraduaçãoMestradoOportunidadesPesquisaPós-GraduaçãoComentários desativados em REVISTA ESPAÇO ABERTO: Chamada para Dossiê Migrações e Mobilidade Humana / Call for papers

CHAMADA DE TRABALHOS

REVISTA ESPAÇO ABERTO – PPGG/UFRJ – ISSN 2237-3671

DOSSIÊ MIGRAÇÕES E MOBILIDADE HUMANA

VOLUME 2018-2

PRAZO: 30/07/2018

A circulação de pessoas nos espaços internacional e nacional se apresenta como uma variável das mais complexas na configuração do território contemporâneo. Migrantes internacionais para o trabalho, pendulares, temporários, refugiados e apátridas são algumas das tipologias da circulação de pessoas. Junto aos deslocamentos no espaço internacional, são redimensionadas as migrações no interior dos países. Nas mais diversas escalas espaciais se verifica o registro da circulação de pessoas, a partir de então um conjunto de questões se apresenta e passa a demandar uma atenção conceitual e política. Para refletir sobre o significado e a complexidade das migrações, a Revista Espaço Aberto, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ, numa perspectiva colaborativa e interdisciplinar, convida pesquisadores e pesquisadoras a enviarem artigos para esse dossiê temático, que traz as “Migrações e mobilidade humana” como centralidade temática. Esta iniciativa busca reunir variados horizontes metodológicos e escalas espaciais distintas. Nossa proposta visa contribuir com o debate, a partir de trabalhos e pesquisas que têm se dedicado à circulação de pessoas em diferentes abordagens e contextos espaciais.

As normas para submissão de trabalhos encontram-se disponíveis na página da revista na internet. A data limite para submissão de artigos visando este dossiê temático é 30 de julho de 2018.

Informamos também que a revista segue recebendo artigos em fluxo contínuo dentro da sua perspectiva plural de temas e abordagens, conforme pode ser observado na própria página da Revista. São aceitas submissões de trabalhos em português, espanhol ou inglês.

Os editores da revista e Gislene A. dos Santos (PPGG/UFRJ), convidada para parceria na organização do dossiê temático.

Espaço Aberto – PPGG/UFRJ

CALL FOR PAPERS

REVISTA ESPAÇO ABERTO – PPGG/UFRJ – ISSN 2237-3671

MIGRATION AND HUMAN MOBILITY THEME ISSUE

VOLUME 2018-2

DEADLINE: 30/07/2018

The circulation of people in national and international spaces is often considered to be one of the most complex variables in the configuration of contemporary territories. International migrants seeking work, commuters, temporary migrants, refugees and ex patriots are some of the types of people circulating. International movements of population in turn re-dimension internal migration within countries. People circulate at all spatial scales and the issues raised demand special attention with regard to concepts and policy. The journal Revista Espaço Aberto, published by the Post-graduate Programme in Geography of the Universidade Federal do Rio de Janeiro, invites researchers to reflect on the significance and the complexity of migrations using interdisciplinary approaches and perspectives in submissions on the theme “Migration and Human Mobility”. Authors are encouraged to use different approaches, novel methodologies and distinct spatial scales and contexts in papers which can contribute to the issues surrounding the circulation of people.

The rules for submission of manuscripts are available on the journal website. The deadline for submissions for this theme issue is 30 July, 2018.

The journal will also continue to receive articles in continuous fashion following its policy of accepting work on a diversity of themes and approaches as expressed on the journal webpage. Submissions are accepted in Portuguese, Spanish and English.

The journal editors and

the invited theme editor Gislene Aparecida dos Santos (PPGG/UFRJ)

Espaço Aberto – PPGG/UFRJ

Vice-Coordenador do Bacharelado